Retomada

VÍDEO: rede municipal está apta a receber 8 mil alunos de forma presencial

Gilson Alves e Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
Na escola Chácara das Flores, os estudantes cumprem as medidas de prevenção contra a Covid-19

Nesta segunda-feira, foi o prazo final para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. No entanto, com o início do segundo semestre letivo, boa parte das instituições está voltando de forma gradativa. Dos cerca de 20 mil alunos matriculados nas escolas municipais de Santa Maria, 8 mil estão autorizados ao retorno presencial, conforme dados da prefeitura de Santa Maria.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, mesmo com a opção de seguir com as aulas remotas, de acordo com a diretora do colégio, Juliana Cezimbra Conrado, mais da metade dos alunos optaram por ir presencialmente.

- De 301 alunos que nós temos, 257 escolheram as aulas presenciais. E o número aumenta a cada mês. Em julho, a adesão foi menor, em agosto aumentou e conforme a vacinação avança o pessoal vai se sentindo mais seguro - explica a diretora.

Rede municipal retoma ensino e atendimentos presenciais na próxima semana

Dentro da rotina de chegada dos alunos, há uma chamada nominal, medição de temperatura corporal e higienização para as mãos e os pés. Cada escola conta com uma pasta Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19, chamado de Plano COE.

Quem escolheu para voltar para as aulas presenciais cumpre um escalonamento. A divisão ocorre conforme cada ano de ensino em um calendário definido dentro da realidade de cada escola divididos em grupos por semana. Há uma live semanal e quem não tem o acesso à Internet pode buscar as atividades em material impresso com a direção das instituições.

A aluna do 3º ano Laura Cardoso, diz que está feliz com a possibilidade de voltar à escola.

- Agora está melhor. Gosto mais de ir para a escola do que estudar em casa. Eu chego, passo álcool gel e não tiro a máscara nunca. Esses são meus cuidados - afirma Laura.

A maior escola municipal

Rotina semelhante à Escola Chácara das Flores tem o Colégio CAIC Luizinho de Grandi, no Bairro Lorenzi. Dos 840 alunos, que vão da pré-escola ao 9º do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), aproximadamente 40% escolheram voltar às aulas presenciais. É o que afirma a diretora Meri Antonello. A volta presencial ocorre por meio de revezamento semanal e com avisos nas portas das salas de aula, como, por exemplo, o que diz: "Capacidade: 1 professor e 12 alunos".

- As nossas perspectivas sempre foram que o retorno dos alunos fosse gradativo. Temos preocupação com toda a comunidade escolar, mas há um olhar em especial com os anos iniciais que foram um pouco mais prejudicados. Eles ficaram, em algum momento, "perdidos", quando perderam o contato diário com os colegas, mas estamos trabalhando para recuperar o tempo perdido - afirma Meri Antonello.

Leia mais sobre Educação

Retorno

Desde 18 de maio, as escolas da rede municipal estão liberadas para o retorno das atividades presenciais no modelo híbrido. O Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) chegou a deflagrar greve ambiental, encerrada em 5 de julho. Entre as reivindicações, estava o pedido da imunização dos docentes e profissionais da educação. A secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, reforça os cuidados adotados:

- Em visita às escolas, percebemos que há um cuidado em utilizar os espaços que realmente dão condições de respeitar o distanciamento. O que faz parte da caminhada e ainda precisa ser resolvido é que, em várias situações, as pessoas demonstram medo, e isso passa pela parte psicológica - comenta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Divulgado resultado do Sisu para o segundo semestre letivo

Próximo

Confirmação de vaga via Sisu na UFSM começa nesta terça-feira

Educação